Verão chegando… Ainda dá tempo?

Com as temperaturas subindo e o vislumbre do verão chegando é inevitável que academias e clínicas de estética e emagrecimento comecem a lotar de pessoas em busca de tratamentos e fórmulas mágicas para chegar ao mês de dezembro com um corpo socialmente aceitável, sem nenhum esforço.

Mas você sabe que um shape em dia requer muito mais que isso, não é mesmo? É necessário ter disciplina constante e adotar um estilo de vida, não apenas uma dieta “maluca” do tipo: emagreça 10kg em apenas 2 semanas, e conheça o treino “power ultra rápido” para turbinar tudo em 15 minutos. Qualquer um pode optar por esses exemplos citados, mas pouquíssimos conseguem adquirir e principalmente manter os resultados conquistados com tanto esforço.

A missão deste artigo é desmistificar alguns mitos e tentar mostrar uma luz no fim do túnel para quem se perdeu durante o inverno. Mas saiba que para enxergar essa luz, você precisa andar pelo túnel e fazer o básico do básico: nada de modismos! Tem que ir a luta! Várias coleções de moda são constantemente lançadas, mas o terno e o vestido pretinho sempre estão lá, com algum detalhe diferente, mas sempre presentes e acima de tudo, básicos.

É hora de fazer a lição de casa, prontos? Então vamos lá!

LIÇÃO NÚMERO 01 – Tenha paciência consigo mesmo e seja perseverante!

Não tente compensar o prejuízo a curto prazo: você não engordou em apenas 2 semanas ou perdeu massa em apenas 3 semanas sem malhar. Esse foi um processo lento, e mais lento é recuperar e melhorar todo o “estrago”. Mas nada é impossível! Existe um proverbio japonês que diz: “não diga que é impossível. Diga, simplesmente, ainda não o fiz”.

LIÇÃO NÚMERO 02 – Malhe: sue a camisa e puxe “ferro”

Faça uma planilha a médio e/ou longo prazo e acima de tudo, cumpra-a. Defina seus objetivos, estabeleça metas e parta para a ação agora mesmo. Peça auxílio ao professor de sua academia e se tiver condições, invista em um personal trainer. Para derreter as gordurinhas acumuladas opte por exercícios aeróbicos e para firmar, definir e tornear nada melhor que a boa e velha musculação. Essa dupla é sucesso garantido e nunca perde a realeza. Com a planilha fica muito mais fácil verificar sua evolução, trabalhar todos os grupos musculares igualmente, e principalmente, serve de estímulo na hora de comemorar os resultados, que todos eles já são visíveis no primeiro mês.

LIÇÃO NÚMERO 03 – Coma direito e consulte um nutricionista!

A maioria das academias já conta com profissionais de nutrição, logo não se faça de rogado e agende já a sua consulta. Se a sua academia não está preparada em oferecer um serviço preparado como esse, certamente seu plano de saúde dispõe de uma.

Já é comprovado que uma alimentação balanceada acelera o processo de emagrecimento com o bônus de fazer você viver mais. Alimentos integrais, frutas, legumes, peixes são a base de construção de um corpo definido. Se você não consegue driblar os doces, frituras e álcool tente pelo menos reduzir a ingestão deles, trocando-os por opções mais saudáveis e logo perceberá que a longo prazo ficará mais fácil abolir esses vilões da boa saúde.

LIÇÃO NÚMERO 04 – A suplementação nossa de cada dia!

A sua fórmula exclusiva, combinada com uma dieta balanceada e a prática de exercícios pode ajudar a mobilizar a gordura corporal para a produção de energia, aumentando o percentual de massa magra e combatendo a fadiga muscular.

A ingestão adequada de suplementos alimentares garante que todo o resultado esperado apareça mais rapidamente e acima de tudo: dure mais que o verão! O bom profissional irá lhe indicar qual o tipo e forma corretos de suplementar, de acordo com as suas necessidades, metas e treino. Dificilmente hoje se consegue uma alimentação 100% balanceada. Suplementar já é considerada uma necessidade de quem treina. Mas não se iluda: de forma inadequada, além de ganhar peso, pode prejudicar sua saúde podendo causar gastrites, cefaleias, alterações circulatórias, etc. Por isso nunca suplemente sem a orientação adequada, ok?

LIÇÃO NÚMERO 05 – Descanse e renda muito mais

Sem treinar nosso organismo já necessita pelo menos de 6 a 8 horas de sono. Imagine para quem treina! É preciso sim descansar e dormir regularmente. Outro ponto importante: treinar o mesmo grupo repetidamente, além de “estafar” o músculo e não obter o resultado desejado, pode levar a distensões e lesões futuras

LIÇÃO NÚMERO 06 – É hora de beber água!

De 2,5 a 3 litros de água são sagrados para a boa saúde, pois essa quantidade é capaz de garantir uma melhor performance, uma pele mais saudável, regulariza o intestino, evita infeções de urina. Para aqueles que insistem no velho mantra: “não consigo beber água”, sempre existe o nosso famoso jeitinho das substituições: tome suco, água de coco, chá gelado, mas hidrate-se, em pequenos goles ao longo do dia. É gratuito e o benefício é enorme e duradouro.

A GRANDE DICA: Faça tudo acima com Prazer e Confiança

Todas as dicas acima não adiantarão nada se você não acreditar em cada uma delas e não as colocar em prática diariamente. Pode-se fazer uma dieta rigorosa com um treino pesado e obter resultados rápidos, mas se for feito por obrigação, sem prazer algum, visando um benefício imediatista, apenas terá resultados imediatos e a longo prazo a frustração de nunca ter conseguido um resultado duradouro.

 

Fonte: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO – ANO 06 – Nº27

(Visitado 218 vezes, 1 visitas hoje)