Tirando as dúvidas sobre Proteínas e Aminoácidos

Hoje em dia existem muitos suplementos no mercado à nossa disposição e é comum as pessoas ficarem com dúvidas sobre qual suplemento tomar: Aminoácidos ou Proteína. Por exemplo, pessoas que fazem intensa atividade física necessitam de mais aminoácidos e proteínas que seu corpo consegue produzir, fazendo assim, necessário o uso de suplementação.

Mas afinal, o que é Aminoácido e Proteína?

Aminoácidos são encontrados em quase todo o alimento que consumimos em forma de proteína. Basicamente os aminoácidos se caracterizam em três formas: essenciais que são indispensáveis para o corpo mas que o organismo não consegue produzir sozinho e os não essenciais que são sintetizados pelo corpo, ou seja, o organismo consegue produzir em situações de boa saúde.

Já as Proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos. Essas proteínas possuem diversas funções em nosso organismo, como a estruturação celular e dos tecidos orgânicos. As proteínas ajudam também a manter seu corpo em perfeito funcionamento com anticorpos ativos e respiração aeróbica funcionando perfeitamente.

Faz bem tomar aminoácidos ou proteínas para ganhar massa muscular?

Quando se pratica uma atividade física intensa os músculo se hipertrofiam, ou seja, os músculos trabalhados começam a crescer, necessitando assim de mais proteína e aminoácido em seu organismo para que seu músculo cresça mais forte. E como o seu organismo não consegue satisfazer a sua necessidade, o uso de suplementos se torna válido. Porém este deve ser usado depois de falar com um médico e de falar com o seu instrutor de academia.

Quando devo tomar os suplementos de proteína ou aminoácidos? Antes ou depois do treino?

Muitas pessoas que praticam esportes tem esta dúvida, sobre qual o melhor horário para fazer o uso deste suplemento.
Médicos e instrutores avaliam este horário dependendo do suplemento a ser ingerido. Se for de rápida absorção, como o Whey Protein, por exemplo, você pode tomar logo após o treino, pois é o momento que seu organismo mais necessita de proteína e nutrientes.
Se uma proteína de absorção lenta, como a albumina que é uma proteína da clara do ovo, neste o organismo demora mais para conseguir digerir, então recomenda-se fazer o uso antes de dormir e ao acordar.

(Visitado 120 vezes, 1 visitas hoje)
VEJA  O que fazer primeiro: Ganhar massa muscular ou perder gordura?