Suplementação para bariátricos

Atualmente a cirurgia bariátrica tem sido um dos procedimentos mais eficazes no controle e tratamento da obesidade. Entretanto, estudos tem demonstrado que apesar dos benefícios da cirurgia que incluem resolução ou melhora acentuada de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e hiperlipidemia, o tratamento não se resume somente ao ato cirúrgico.

O principal tipo de bariátrica realizado atualmente é o bypass gástrico em Y-de-Roux (BGYR), uma técnica cirúrgica mista por restringir o tamanho da cavidade gástrica e, consequentemente, a quantidade de alimentos ingerida, e por reduzir a superficial intestinal em contato com o alimento.

O Multimax Complex é o multivitamínico desenvolvido pela Max Titanium, para repor as vitaminas e minerais durante o dia. O uso deste suplemento é ideal para manter seu organismo com a imunidade alta.
O Multimax Complex é o multivitamínico desenvolvido pela Max Titanium, para repor as vitaminas e minerais durante o dia. O uso deste suplemento é ideal para manter seu organismo com a imunidade alta.

Algumas vitaminas e minerais são absorvidas nesses locais que são retirados com a cirurgia, portanto é essencial que haja uma suplementação nutricional no pós operatório e ao longo da vida do indivíduo que realiza esse tipo de procedimento.

A prevenção das deficiências de vitaminas e minerais exige acompanhamento dos pacientes em longo prazo e o conhecimento das funções desses micronutrientes no corpo humano, além dos sinais e sintomas de sua deficiência.

Em geral os médicos e nutricionistas prescrevem o uso de suplementos nutricionais como polivitamínicos e minerais como ferro, zinco, cobre, cálcio, vitamina D, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, ácido fólico e vitamina B12) além da ingestão de proteínas como o whey protein ou albumina e possível uso de glutamina.

É importante ressaltar que a suplementação nutricional não anula a necessidade de manter hábitos alimentares saudáveis, importante para prevenção destas deficiências nutricionais, para evitar a perda de massa muscular excessiva e o reganho de peso.

Desta forma, o nutricionista será o responsável pela avaliação qualitativa e quantitativa da alimentação deste paciente, auxiliando-o na adequação da alimentação, e respeitando suas condições clínicas, psicológicas e metabólicas.

VEJA  Hipotireoidismo: entenda as causas da doença e os principais sintomas

Fonte: Artigo de revisão. “Cirurgia Bariátrica: como e por que suplementar” de Livia Azevedo Bordalo, Tatiana Fiche Sales Teixeira, Josefina Bressan, Denise Machado Mourão em scielo.br e texto adaptado do Centro de Cirurgia da Obesidade Einstein.

Encontre os melhores multivitamínicos na Loja do Suplemento.

(Visitado 6.549 vezes, 2 visitas hoje)