Perda de peso: 7 maneiras de evitar o consumo de calorias

Pequenas atitudes que ajudam a equilibrar o balanço calórico de quem quer emagrecer.

1. Coma frutas em vez de beber suco

A bebida (de caixinha ou pedida no restaurante) muitas vezes é adoçada com açúcar, o que acaba multiplicando o número de calorias da refeição.

Além disso, boa parte das fibras presentes no alimento in natura é perdida durante o processo de preparo.

A solução para esses dois problemas é o consumo da fruta propriamente dita – que vai, inclusive, na prevenção dos ataques por doce no meio do dia.

2. Vá de oleaginosas

Troque os lanchinhos industrializados (salgadinho, barrinha…) por um punhado de nozes, castanhas e amêndoas, que apresentam um índice glicêmico baixo, são digeridas lentamente e garantem mais saciedade até a próxima refeição.

3. Mastigue bem

Quanto mais você demora para engolir um alimento, mais tempo seu cérebro tem para fazê-la perceber que já não está mais com fome.

“É durante a mastigação que a leptina, o hormônio da saciedade, começa a ser liberada”, explica Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

Isso quer dizer que comer devagar faz você dar um menor número de garfadas e, consequentemente, ingerir menos calorias.

4. Chegue mais tarde na happy hour

Ótima tática para limitar o consumo de álcool e de comidas gordurosas. Chegar uma ou duas horas atrasada (avise a galera antes!) vai poupar seu corpo de alguns drinques e aperitivos.

Se for possível, faça um lanchinho saudável antes de ir para o bar – assim você evita a ingestão de frituras e opções mais calóricas, que brilham aos olhos quando estamos com muita fome.

5. Monte sua marmita

Preparar a comida em casa evita cair nas tentações sem fim servidas no buffet dos restaurantes ao redor do escritório – tanto no que diz respeito às escolhas quanto à quantidade.

Caso não consiga elaborar todas as refeições da semana no domingo à noite, comece a mudança aos poucos e carregue a marmita com você pelo menos uma vez na semana.

6. Exercite-se antes do café da manhã

“A prática de atividades físicas libera hormônios que despertam a sensação de bem-estar, aumentam a disposição e reforçam a saciedade”, diz Alan.

Tudo isso contribui para que você ingira menos calorias durante o restante o dia, a começar pelo desjejum.

7. Beba água antes das refeições

O líquido preenche parte do estômago e faz com que você coma menos na hora em que o prato chega – ainda mais se ele for rico em fibras solúveis.

“Ao entrar em contato com a água, elas formam uma espécie de gel que estimula a saciedade mais rapidamente e por mais tempo”, conta o especialista.

Um copo já é o suficiente para ter os benefícios.

Fonte: Revista Boa Forma

(Visitado 49 vezes, 1 visitas hoje)