Overtraining: entenda o princípio e não caia na sobrecarga

Também conhecido como Síndrome do Overtraining, é caracterizado pela perda da performance decorrente de um treinamento excessivo e prolongado, seja por volume ou intensidade muito elevados e/ou recuperação inadequada.

O diagnóstico do overtraining pode ser muito difícil, uma vez que os sintomas são parecidos com os do treinamento normal. Um dos sinais mais importantes é a incapacidade de manter a intensidade do treinamento pelo aumento da fadiga em resposta ao estresse excessivo.

Para evitar o overtraining, é essencial obedecer seu treinador. Como forma de prevenir, o atleta precisa conhecer cada vez mais seu corpo, identificando sensações como preguiça, cansaço, exaustão para saber avaliar melhor, o seu rendimento no treino.

A alimentação no caso do overtraining deve ser observada. Consumir mais frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas ajudam na recuperação. Os suplementos para evitar e tratar o overtraining são basicamente os mesmos que se usa diariamente para evitar o catabolismo. Segue um rol dos produtos:

– Glutamina: regulação da síntese proteica inibe o catabolismo muscular, a participação no sistema imune e nas células intestinais. A suplementação oral de glutamina falha em induzir a elevação na sua concentração plasmática, pois as células do epitélio intestinal consomem a maior parte deste aminoácido, entretanto esta suplementação poupa a glutamina do corpo (endógena), aumentando a disponibilidade deste aminoácido para outros tecidos.

Ômega 3: ação antiinflamatória e estimulação do sistema imune.

Antioxidantes (vitamina A, E, C; selênio; zinco; cromo) : combate aos radicais livres e estímulo ao fortalecimento do sistema imunológico.

BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) reequilibram a quantidade de triptofano, diminuindo a síntese de serotonina evitando a fadiga central, recuperação muscular.

Bebidas isotônicas ou gel de carboidratos: repositores de glicose, sódio e potássio.

Preste atenção a seu corpo, ele que irá dizer o ritmo de seu treinamento. Escute-o.

Ache seu produto AQUI.

(Visitado 252 vezes, 1 visitas hoje)