O que é Suplemento Alimentar?

Suplementos Alimentares

O uso de suplementos alimentares cresce no mercado e milhares de pessoas, inclusive atletas, buscam esse tipo de produto na esperança de mais saúde, beleza e rendimento.

O uso de substâncias que melhorem o rendimento é uma prática antiga no meio esportivo, mas o que é um suplemento?

Tipos de Suplementos Alimentares

Dietéticos: São produtos práticos para ingestão durante atividade, podendo servir como auxiliares no aumento do consumo energético ou do aporte vitamínico-mineral. Por eliminação, o restante das sustâncias ingeridas de forma suplementar a alimentação seria considerado auxiliador ergogênico. Os suplementos dietéticos não promovem aumento de desempenho. Ou seja, o atleta não fica mais forte ou mais rápido devido ao suplemento, mas conseguiria manter-se em atividade mais tempo, por exemplo.

Auxiliador ergogênico: Tem a capacidade de aumentar a performance, fornecendo substâncias que fisiologicamente não fariam parte da demanda nutricional.

A Diferença: Na verdade a grande diferenciação que se deve fazer é que existem substâncias que podem agir alterando processos metabólicos e genéticos diferentemente dos alimentos e existem produtos que simplesmente fornecem os nutrientes que normalmente viriam da alimentação de outra forma.

Suplementos Alimentares Mais Conhecidos

  • BCAA: Aminoácidos de cadeia ramificada composta por valina, leucina e isoleucina. Seu principal objetivo é reduzir o catabolismo muscular e aumentar a recuperação pós-treino.
  • Glutamina: Aminoácido mais abundante em nosso corpo. Este aminoácido é fonte de energética para as células do sistema imunológico, tornando-se um nutriente muito importante para quem malha.
  • Whey Protein: Também conhecida como proteína do soro do leite é uma proteína com baixo peso molecular. Necessário para o ganho de massa muscular magra.
  • A Maltodextrina: Esse carboidrato e responsável pelo aumento do nível energético muscular, dando mais força, evitando o catabolismo muscular.
(Visitado 232 vezes, 1 visitas hoje)
VEJA  Bombom Tentação