O álcool atrapalha a dieta e os ganhos na academia?

Pode parecer uma pergunta óbvia para aqueles que fazem dieta e treinam e já sabem a resposta, mas muitas pessoas ainda perguntam se o álcool pode mesmo atrapalhar a dieta e os ganhos na academia.

Cada grama de álcool possui 7 calorias, mais que carboidratos e proteínas e menos que gorduras, o problema é que o álcool não possui nutriente algum, são as chamadas calorias vazias.

O álcool é absorvido rapidamente pelo estômago e duodeno e, em instantes, cai na circulação sanguínea. Na primeira passagem pelo fígado, começa a ser parcialmente metabolizado, ou seja, o organismo procura formas para livrar-se dele, destruindo suas moléculas e expelindo pequena porcentagem delas pela urina, suor, hálito, etc.

O que sobra desse metabolismo inicial vai exercer sua ação em todo o organismo, pois são necessárias várias passagens pelo fígado para que ele seja destruído completamente.

Álcool x Fígado

É no fígado, portanto, que a estrutura química do álcool é alterada e ele é decomposto em gás carbônico e água.

Além de sobrecarregar o fígado ele ainda:

  • diminui a absorção de nutrientes do organismo;
  • desidrata o organismo;
  • reduz a taxa de açúcar no sangue;
  • aumenta os níveis de cortisol;
  • diminui os níveis de testosterona;
  • pode causar deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.

Dentre outros efeitos indesejáveis que afetam diretamente o desempenho num treino ou dieta.

Portanto, se você está pensando em usar o álcool como sua refeição livre pense bem, pois ele não tem tantas “vantagens” assim, mas equilíbrio e moderação são a chave para o sucesso.

Faça as escolhas certas.

tab nova 1

(Visitado 166 vezes, 1 visitas hoje)
VEJA  Torta de Frango com Batata Doce