Melhore sua corrida com essas 5 dicas incríveis

Se você pensa que é só calçar um tênis e sair correndo é o necessário para ter uma boa performance, pode estar enganado. Ter alguns cuidados e planos estratégicos irão te ajudar a melhorar o treino e condicionamento físico. Cinco dicas rápidas e práticas te darão o suporte que você precisa pra se tornar um melhor corredor.

Confira abaixo:

1 – Monitorar a frequência cardíaca no treinamento

Se você tem algum objetivo específico com o exercício, como perder peso ou melhorar seu condicionamento, é importante monitorar a intensidade do esforço realizado. O controle da frequência cardíaca (FC) é uma das melhores formas de fazer isso. Assim você sabe o quanto tem que se esforçar para seguir o objetivo do treino e conseguir os resultados que deseja.

2 – Ouça seu corpo

Se você foi um pouco mais rápido ou um pouco mais longe, é normal sentir algum desconforto muscular, especialmente nas panturrilhas e nos quadríceps. São necessários mais ou menos dois dias para se recuperar de treinos mais intensos.

Se você se sentir dolorido no terceiro dia, descanse novamente; se a dor for além de quatro ou cinco dias, talvez seja melhor procurar ajuda.

Carboidratos em gel repõe a energia com rapidez e praticidade.

3 –  Vá de leve no começo e acelere no final

Quando você inicia a corrida num ritmo alto, recruta as fibras musculares, o sistema de energia e até os caminhos neuromusculares de forma errada. De uma maneira geral, tente correr os primeiros 80% de uma prova em um ritmo confortável e, se estiver bem, acelere nos 20% finais.

4 – Cuidado com o overtraining

A corrida deve torná-lo menos vulnerável a doenças, pois fortalece o sistema imunológico, ajuda a dormir melhor e reduz o estresse. A falta de sono e períodos frequentes de estresse elevado podem reduzir severamente a função imunológica.

VEJA  6 nutrientes para melhorar sua imunidade durante o inverno

Uma das melhores maneiras de diminuir o risco de infecções é não treinar demais. O exercício moderado reduz esse risco, mas corrida de velocidade, corridas longas e competições parecem aumentá-lo.

5 – Corra sempre que possível

Correr um pouco é melhor do que não correr. É verdade que seu condicionamento e desempenho não ficarão muito melhores com apenas uma corrida semanal. Mas aquele único treino pode dar um gás na sua motivação e ajudar a criar o hábito de se exercitar. Isso também vai facilitar que você faça treinos extras quando tiver tempo.

Não esqueça que a melhor maneira é praticar e ter disciplina, porém é necessário cautela quando se tem uma dor ou algum desconforto. As vezes é melhor parar para depois então correr.

Você poderá gostar: 5 DICAS PARA QUEM VAI COMEÇAR A CORRER

(Visitado 185 vezes, 1 visitas hoje)