Jogos Olímpicos de Inverno

Jogos Olímpicos de Inverno são um evento multiesportivo realizado a cada quatro anos, reunindo modalidades de desportos de inverno disputadas no gelo e na neve, sendo um dos eventos máximos do Movimento Olímpico, ao lado dos Jogos Olímpicos de Verão.

A primeira competição de caráter mundial a reunir desportos de inverno foi a Semana Internacional de Desportos de Inverno, realizada em 1924 na cidade francesa de Chamonix.

Os Jogos de Inverno sofreram mudanças significativas desde a sua criação. A ascensão da televisão como um meio global de comunicação melhorou o perfil dos Jogos. Foi também criado um fluxo de renda, através da venda de direitos de transmissão e publicidade, que tornou-se lucrativa para o Comitê Olímpico Internacional (COI). Isto permitiu que interesses externos, tais como empresas de televisão e patrocinadores influenciassem os Jogos. O COI teve de responder a críticas diversas e escândalos internos, bem como a utilização de substâncias dopantes por atletas. Houve um boicote político das Olimpíadas de Inverno.

Mas não só de escândalos viveu os jogos de inverno, pois sua ascensão no mundo da suplementação e marcas de bebidas energéticas trouxe um maior consumo de produtos.

shutterstock_94859839

Devido ao alto consumo de calorias e exaustão, os atletas são obrigados a se hidratarem e suplementarem periodicamente, com isotônicos, repositores energéticos, proteínas de rápida absorção e alguns estimulantes como cafeína, sem contar com as vitaminas e alto valor de nutritivo de alimentos.

O fascinante mundo dos esportes de inverno pode ser acompanhado pela internet e televisão paga. Não deixe de conhecer as modalidades.

(Visitado 366 vezes, 1 visitas hoje)