Como fazer kefir de leite

kefir é um fungo que, em contato com o leite, fermenta e produz uma bebida espessa com propriedades probióticas. Os alimentos probióticos trazem uma infinidade de benefícios para nossa saúde e o kefir é considerado como um dos mais saudáveis.

Se for cuidado como é devido, o kefir cresce e pode chegar a durar muito tempo, proporcionando a possibilidade de fazer esta bebida quantas vezes quiser.

Tem uma aparência similar ao iogurte mas sua consistência é menor e seu sabor mais azedo. Existem três tipos de kefir: o de leite, o de água e o de chá.

Para que possa aproveitar todos os seus benefícios, neste artigo de  mostramos a você como fazer kefir de leite.

Os ingredientes são:

Instruções:

  1.  Para preparar o kefir de leite caseiro precisará conseguir alguns grãos de kefir, sem importar a quantidade, pois ao serem conservados adequadamente, crescem. Coloque em um pote de vidro ou plástico. É muito importante que os utensílios de cozinha usados não sejam de metal nem alumínio, pois danificariam as propriedades do fungo.
  2.  Agora, acrescente o leite (é importante que esteja à temperatura ambiente). Pode ser integral, semi desnatado ou de soja, como preferir, mas recomendamos que não seja desnatado. Em função da quantidade de grãos adicionados deverá colocar mais ou menos leite, mas geralmente, deve-se encher até a metade ou 3/4 do pote.
  3. Quando tiver adicionado o leite, deverá tampar o pote com um pano limpo e não com a sua respectiva tampa. Por que um pano? Porque a tampa não deixa passar nada de ar e azeda ainda mais o kefir de leite. Guarde em um lugar escuro e deixe repousar durante 24 horas. Não guarde na geladeira, pois o processo de fermentação não se produz no frio.
  4. Depois de 24 horas, pegue o pote e coe o leite. Lembre-se que a peneira não pode ser metálica. Com a ajuda de uma espátula (de plástico ou similar), remova o fungo para poder peneirar bem e extrair todo o líquido. O líquido extraído é o kefir de leite, portanto deverá colocá-lo em outro pote de vidro.
  5. Quando tiver peneirado tudo já terá sua bebida de kefir de leite. Como você pode ver, é similar a um iogurte líquido mas seu sabor pode parecer um tanto azedo, por isso pode adicionar um par de colheres de sopa de açúcar ou canela. Se quiser que pegue um pouco mais de consistência, pode deixar algumas horas na geladeira.
  6. Quanto ao resto de grãos de kefir, repetiremos o mesmo processo com leite novo. Assim conservaremos os grãos e conseguiremos que eles cresçam. Conforme cresçam deverá aumentar a quantidade de leite, até chegar o momento de dividi-los porque será muito para um só pote.
VEJA  Musculação para adolescentes, pode?

Se você tem algum problema de saúde ou restrição alimentar considere consultar um especialista antes de consumir qualquer produto.

Ache seu suplemento alimentar com desconto.

Deixe dúvidas e sugestões logo abaixo em comentários.

(Visitado 988 vezes, 1 visitas hoje)