
Na musculação, a busca por uma maior vascularização (veias mais aparentes) é um objetivo relativamente comum, seja nos antebraços, deltoides, panturrilhas etc. Não se trata apenas de achar bonito ou feio, até porque gosto não se discute e o que é feio para alguns pode ser bonito para outros.
Mas nem tudo se refere a estética, os vasos sanguíneos são responsáveis por levar nutrientes e oxigênio pelo sangue para todos os membros e órgãos do corpo humano, ou seja, uma boa vascularização melhora e muito a resposta e a recuperação de toda musculatura.
Alguns fatores genéticos certamente podem facilitar uma melhor vascularização do indivíduo, mas no geral são esses fatores que vão favorecer a visualização das veias:
- Em primeiro lugar é necessário ter uma pele fina, o que faz da dieta algo fundamental. Você precisa ter um percentual de gordura baixo para que as veias se tornem visíveis, visto que elas estão localizadas basicamente abaixo da pele.
- A retenção hídrica é outro fator que pode dificultar a visualização das veias.
- Como já foi dito acima, a genética também tem grande importância para quem quer ter veias mais aparentes.
Algumas pessoas simplesmente não vão desenvolver a vascularização que desejam e precisam se conformar com isso.
Sabe aquele inchaço comum percebido no final dos treinos que você sempre deseja que nunca acabe, mas ele vai embora pelo ralo rapidamente? Nada mais é do que o “pump”, nome dado ao maior carregamento de sangue nos músculos, ou “recrutamento vascular muscular periférico localizado”, causado pelo treinamento.
Com a contração muscular a pressão sanguínea naquele músculo aumenta, causando dilatação das veias e criação de novos vasos para conseguir entregar nutrientes e oxigênio para cada região do músculo. Quanto melhor for a sua vascularização mais oxigênio e outros nutrientes serão carregados aos músculos, melhorando principalmente a recuperação muscular.
Outra coisa, não podemos esquecer que a gordura também é transportada pelo sangue para ser usada como fonte de energia, processo que terá mais eficiência com uma melhor vascularização.
A maturidade muscular é outro ponto a ser considerado nesta questão. Com o tempo as veias naturalmente vão aumentando de tamanho. Quem malha há mais tempo costuma ter veias maiores e mais aparentes.

Treino para Aumentar a Vascularização Muscular
Adicionar exercícios aeróbicos aos treinos: Para obter a necessária diminuição da gordura corporal para a vascularização muscular é recomendável adicionar exercícios aeróbicos à rotina de treinos. Realizados em curtos períodos de alta intensidade, esses exercícios são capazes de queimar gordura mantendo os níveis de massa muscular. Um treino simples e adequado é correr ou pedalar por 30 minutos, de quatro a cinco vezes por semana.
Aumentar as repetições dos treinos de força: Os treinos de força têm sido feitos com cada vez mais peso e menos repetições. Essa fórmula é eficaz para estimular a hipertrofia, mas não para aumentar a vascularização muscular. A vascularização muscular é estimulada por longas séries de repetições que aumentam o fluxo sanguíneo localizado. Recomenda-se, por isso, realizar séries de 20 a 50 repetições.
Dica: Procure combinar o treino aeróbico ao treino de força. A atividade aeróbica deve ser realizada antes do treino de força, de modo que os vasos sanguíneos já estejam dilatados quando o treino de força começar, de modo a intensificar o aproveitamento da pressão que será exercida sobre as veias.
Suplementos para Aumentar a Vascularização Muscular
Os suplementos recomendados para aumentar a vascularização muscular são os vasodilatadores. Em geral esses suplementos contêm Óxido Nítrico ou Arginina, que estimula a produção de Óxido Nítrico pelo corpo. O Óxido Nítrico é capaz de estimular a dilatação dos vasos sanguíneos, de modo que facilita o alargamento das veias.
Esse tipo de suplemento é consumido, em geral, antes do treino. Seu efeito está diretamente relacionado à vascularização muscular, mas não é de se esperar milagres. O fundamental é adaptar o treino e a alimentação para atingir o objetivo.
Fonte: Além do Anabolismo
Gostou do post? Comente e compartilhe com seus amigos!
Encontre os melhores suplementos para vascularização muscular.