Coma sem culpa nas festas juninas

Assim que começa o mês de junho logo pensamos em ir às festas juninas, especialmente para aproveitar o que elas oferecem de melhor: as comidas típicas.

Mas, sabia que você não precisa sair da dieta ou pensar nas horas que vai ter que compensar na academia para aproveitar tudo isso?

É possível fazer escolhas mais saudáveis e, ainda assim, deliciosas!

No geral, devemos evitar alimentos ultraprocessados, como a paçoca e a salsicha, por conterem muito açúcar, gordura e sal, além dos alimentos fritos, como o pastel.

“O ideal é optar por alimentos que foram feitos na hora, e não aqueles comprados e embalados para o consumo”, comenta a nutricionista da Cia. da Consulta, Sarah Warkentin.

Milho verde, pipoca, pinhão, bolos caseiros sem coberturas e amendoim são grandes aliados para aproveitar as festas juninas com moderação.

O milho é uma das melhores opções tanto pela variedade com que pode ser utilizado – bolo de milho, milho na espiga, pipoca, pamonha e tantos outros –  quanto pelos benefícios que pode proporcionar.

“Este grão não possui glúten, sendo apropriado para indivíduos celíacos, e contém a tiamina, uma vitamina do complexo B importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração”, indica Warkentin.

Ela também explica que o milho ainda auxilia no funcionamento do trato gastrointestinal por ser rico em fibras.

Outro prato típico à base de milho que se consome muito em festas juninas é a canjica, mas o ideal é ser cauteloso.

Segundo a nutricionista, geralmente ela contém muito açúcar por conta da presença do leite condensado.

Algo que também não pode faltar é o amendoim

A oleaginosa da família das castanhas possui vitaminas e minerais, incluindo vitamina E, vitaminas do complexo B, cobre, manganês, fósforo, magnésio, zinco e fibras.

“O amendoim é um alimento calórico, pois 100 gramas de amendoim contêm cerca de 560 calorias”, alerta a nutricionista.

o pinhão, semente comestível dos pinheiros, é outro alimento bastante comum nas festas juninas.

”É rico em proteínas e fibras, além de ser uma boa fonte de zinco, vitamina B2 e potássio, contribuindo para diversos benefícios na sua saúde”, explica Sarah. Ela indica que 100 gramas de pinhão cozido contêm cerca de 174 calorias.

A festa junina é uma celebração típica brasileira, e você não precisa deixar de aproveitar esses momentos sociais por achar que só vai encontrar tentações.

É possível fazer escolhas alimentares inteligentes e conscientes, priorizando as opções mais naturais, sem deixar de aproveitar essa época do ano com a família e amigos.

(Visitado 24 vezes, 1 visitas hoje)