
Rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar, o brócolis é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal).

Além disso, sua composição contém fitoquímicos com propriedades anticancerígenas, chamados compostos isotiocianatos.
Outro componente maravilhoso desse alimento é o sulforafano, ele induz as células-tronco a desenvolverem-se em células musculares e desativa a miostatina, uma proteína inibidora da síntese de proteína.
Poderoso efeito anti-catabólico
Causando assim um efeito anti-catabólico, desintoxicador e estimulando a produção de enzimas naturais, o que leva a maior queima de gordura.
Estudos feitos com ratos de laboratório com o objetivo de entender qual o efeito do sulforafano no corpo, mostraram que os animais que receberam a substância junto com uma dieta gordurosa tiveram um ganho de peso 15% menor comparado ao grupo que ganhou um cardápio sem vegetais.
Além disso, os cientistas descobriram que o consumo de sulforafano reduziu em 20% a gordura visceral e apresentou níveis menores de glicose no sangue. Segundo os autores do estudo, esse descoberta apresenta outras duas novas funções do sulforafano: combater a obesidade por adição de adipócitos para aumentar o consumo de energia e melhorar a flora bacteriana do intestino.
Faz bem ao coração
O consumo deve ser feito de maneira moderada pois o excesso pode não ser tão bom para quem possui problemas na tireoide como o hipotiroidismo.
O ideal é consumi-lo cru ou cozido a vapor por pouco tempo, para que suas propriedades não sejam afetadas.
Se você ainda tinha alguma dúvida na hora de colocar o brócolis no prato, agora não tem mais!
Veja também =>> 4 ESTRATÉGIAS NATURAIS DE AUMENTO DE TESTOSTERONA