Colágeno: saiba por que ele é tão Importante para o Organismo

colagenoO colágeno é uma proteína produzida em nosso organismo desde o nascimento que também pode ser absorvida através de alimentos como iogurte, carne vermelha e atum. Sobremesas como flan, maria-mole e gelatina, além das frutas cítricas ricas em vitamina C – que age como facilitadora na produção da substância. De todas as proteínas existentes em nosso organismo, o colágeno é a mais abundante – corresponde a cerca de 25% delas. Ele está dividido em doze grupos. Cada um deles possui uma função distinta como, por exemplo, a formação de tendões, cartilagens, manutenção e junção dos tecidos conjuntivos, composição de sangue e placenta entre outros.

Em nosso organismo ele possui diversas funções importantes como o fortalecimento e junção dos tecidos dificultando entre outras coisas, o aparecimento de rugas e flacidez. Além disso, ele inibe o aparecimento de dores relacionadas a inflamações nas juntas musculares, má formação óssea, problemas de crescimento e doenças na pele. Ele também auxilia no fortalecimento e vitalidade de unhas e cabelos.

Apesar de sua grande concentração, com o passar dos anos, a produção desta proteína em nosso corpo começa a diminuir, sobretudo, depois dos 30 anos quando é indicado um cuidado maior com a alimentação aliado aos exercícios físicos e a suplementação.

A falta de colágeno no organismo pode potencializar doenças como o Escorbuto. Uma enfermidade relacionada à deficiência alimentar, sobretudo, da Vitamina C essencial para a produção do colágeno. O Escorbuto se popularizou durante as grandes navegações, quando os marinheiros eram submetidos a viagens longas com alimentação precária. Entre seus sintomas estão: falta de elasticidade, anemia, falta de cicatrização e sangramentos na gengiva.

A utilização de suplementos de colágeno hidrolisado é ideal para quem quer manter a saúde e estar sempre com ótima aparência. Ele pode ser encontrado nas versões cápsulas, líquido, em pó e em balas.

(Visitado 178 vezes, 1 visitas hoje)
VEJA  Receita fácil de leite condensado sem lactose e açúcar