Alimentos do bom humor

Sabemos que dietas muito restritivas são um passo para o mau humor, mas existem alimentos que podem ser incorporados ao seu dia-dia que ajudarão a não furar e nem sair do controle. São eles:

Chocolate / cacau → É o maior alimento com impacto no humor, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental, melhora a depressão. O chocolate é fonte de teobromina e de feniletilamina, substâncias que são responsáveis em trazer essa sensação de bem estar e prazer. Como o alimento é rico em gorduras saturadas e açúcar, deve-se orientar a ingestão com cautela. Uma boa dica é o chocolate amargo ou semi-amargo.

Alimentos fontes de carboidratos → Os alimentos fonte de carboidrato (massas, cereais, farinhas, tubérculos, raízes, milho, entre outros) cooperam com o bom humor, já que no organismo eles também participam como precursores de um neurotransmissor (serotonina), esta por sua vez quando em níveis baixos, resulta em irritabilidade, nervosismo e até estado de depressão.

As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas ou misturada a cereais, massas de pães e bolos e diversos outros alimentos. O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos e estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas ou misturada a cereais, massas de pães e bolos e diversos outros alimentos. O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos e estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Frutas, verduras e legumes → As frutas são fontes de carboidratos, que contribuem com o bom humor. Uma relação indireta desse grupo de alimentos com o bom humor é a seguinte: como são fontes de fibras, contribui com o bom funcionamento do intestino, sabe-se que na constipação (intestino preso) o indivíduo tende a ficar irritado, nervoso, o próprio nome “enfezado” (com fezes), é dado a pessoas nervosas. Especialmente as verduras de coloração verde escuras, são ricas em folato que ajuda a combater o mau humor. As frutas ricas em vitamina C ajudam a combater o humor, já que a sua deficiência está relacionada com depressão. São elas: laranja, abacaxi, goiaba, kiwi, maracujá, mexerica, limão, acerola.

VEJA  Como acelerar o metabolismo?

Carnes → As carnes, principalmente a vermelha são fontes do mineral ferro, importante na formação da hemoglobina, que compõe o sangue e contribui com a prevenção de anemia. A falta de ferro pode levar a sensação de fraqueza.

Peixes → Os peixes, principalmente aqueles provenientes de águas frias, são boas fontes do ômega 3, gordura importante também na produção de neurotransmissores que modulam o humor. Assim, pescados como salmão, atum, sardinha não podem faltar na nossa alimentação.

Linhaça → Também é fonte de ômega 3, benefícios na melhora do humor e tratamento da depressão.

Frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) → São boas fontes dos minerais, magnésio, cobre e selênio, com importante ação antioxidante e contribuem também na regulação do humor.

Alimentos fontes de cálcio (sementes girassol, abóbora, castanhas, feijões, vegetais verdes escuros “brócolis, rúcula, couve”, repolho, leite de derivados conforme tolerância) → O cálcio é um importante mineral que participa em diversas reações dentro do organismo que contribui com a modulação do humor.

Chás calmantes (camomila, melissa, erva-doce, maça) → Ajudam a controlar a ansiedade e estresse, que acabam sendo responsáveis pela alteração do humor.

Importante

Excesso de açúcar → Alimentação muito rica em açúcar refinado atua negativamente no humor levando a um aumento do açúcar no sangue (hiperglicemia) que pode resultar na queda do açúcar no sangue (hipoglicemia). Hiperglicemias e hipoglicemias constantes podem alterar o humor do indivíduo.

Exercício físico → Melhor estabilizador do humor.

Distúrbios do sono → Aumentam o estresse e reduzem o humor.

Fonte: Texto adaptado de Eneida Ramos – Nutricionista Clínica

(Visitado 577 vezes, 1 visitas hoje)