A batalha dos carboidratos

Todo mundo tem dúvidas na hora de escolher o carboidrato que vai usar no seu treino, mas antes de mais nada você tem que escolhe-lo de acordo com seu objetivo, e primeira coisa a se fazer é entender como cada um funciona.

Maltodextrina

É um carboidrato complexo, proveniente da conversão enzimática do Amido do Milho. Sua absorção pelo organismo é gradativa e lenta, pois contém polímeros de dextrose. Estes polímeros acabam sendo metabolizados lentamente, o que faz com que ela forneça energia durante uma atividade física que necessita de resistência e de longa duração, pois ela vai liberando a glicose gradualmente no sangue. Ocorre que as suas fracas ligações carbônicas e ausência de ramificações ou outro tipo de estrutura que não a cadeia simples de glicose com ligações a 1→4, implicam numa ação semelhantemente à dextrose. Há apenas uma pequena diferença na absorção entre ambas, coisa de poucos minutos.

Dextrose

Conhecida como glicose, é a fonte principal de energia do corpo, é um carboidrato simples e de rápida absorção, provocando assim um pico de insulina. Fornece energia rápida e repõe rapidamente as reservas de açúcar do organismo. Então, existe pouca diferença entre as duas (maltodextrina e dextrose) e aí vem a pergunta: qual devo usar para a reposição de glicogênio que foi perdido durante o treino e elevação da insulina para aumentar a absorção de nutrientes como as proteínas?

Use qualquer uma delas e terá o resultado esperado. Mas se mesmo assim você ainda tiver duvidas, faça como a maioria dos fisiculturistas, use metade da dose de cada.

Waxy Maize

É um carboidrato complexo porém diferente da malto, o waxymaize não tem um índice glicemico tão elevado como alguns pensam, por consequência a digestão do waxymaize é mais lenta se comparado a malto. O waxymaize grosseiramente falando, gera energia de forma mais lenta porém mais constante (gradual) evitando assim picos e concentrações de insulina inconstantes. Para quem busca o controle do nível glicemico na alimentação (por saúde ou estética) e ou para aqueles que fazem exercícios mais longos como corridas ou mesmo treinos de musculação com mais de 1hora o waxymaize é a sua opção, muito melhor que malto ou dextrose. Existem estudos que demonstram que a ingestão de waxymaize se comparado a outros suplementos de carboidrato tornou possível um fornecimento de energia que favoreceu a utilização conjunta de gordura. Logo em palavras simples quer dizer que utilizando waxymaize (em doses adequadas ao seu esporte e biotipo) você pode ter queima de gordura com fornecimento de energia ao mesmo tempo.

VEJA  Dieta Low Carb, como ela funciona?

Agora, se você ainda tem dúvidas procure um profissional na área que possa te auxiliar qual a melhor escolha para o seu tipo de treino, objetivo e biotipo. Só assim você conseguirá obter os melhores resultados dos produtos que devem ser tomados para te auxiliar e não para comprometer resultados.

Força e Foco.

(Visitado 204 vezes, 1 visitas hoje)