6 alimentos para melhorar a saúde e qualidade da pele

Além de saudáveis e nutritivos, alguns alimentos têm propriedades que ajudam no controle da oleosidade, combatem cravos e espinhas e previnem o envelhecimento precoce.

Uma pele saudável, bonita e sem marcas é o sonho de consumo de qualquer pessoa.
Mas, diferente do que muitos pensam, recorrer a cremes e tratamentos estéticos não é a única opção.
“O cuidado com a pele não deve vir apenas de fora, com tratamentos tópicos, mas de dentro também. Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, jovem e livres de marcas, pois é a alimentação adequada que fornecerá os nutrientes para manter as células e tecidos saudáveis”, afirma a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Para ajudar, a médica separou 6 alimentos que auxiliam na melhora da qualidade da pele. Confira:

Brócolis

Rico em zinco, vitamina A, vitamina C, Luteína e betacaroteno, o brócolis age prevenindo o ressecamento da pele e o envelhecimento precoce.
Segundo a especialista, o vegetal conta também com sulforafano, uma substância com propriedades capazes de melhorar a resistência natural da pele contra os raios ultravioletas.
“O brócolis consegue estimular as células protetoras do nosso corpo, diminuindo a morte celular causada pelos raios UV em até 29% por 48 horas após seu consumo”, explica.

Frutas Vermelhas

Frutas como morango, amora e framboesa são ricas em cianidina e vitamina C, que combatem o envelhecimento precoce, o excesso de oleosidade e a formação de acne.
Além disso, elas atuam estimulando a produção de colágeno, o que ajuda a manter a elasticidade da pele e diminuir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
A dermatologista recomenda comer as frutas diariamente ou usá-las para sucos, vitaminas, iogurtes e gelatinas.

Chocolate

Rico em polifenóis, o pó de cacau possui propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e ainda melhoram a textura da pele.
Os antioxidantes presentes no alimento também ajudam a reduzir rugosidades e protegem contra queimaduras de sol.
“O ideal é ingerir uma porção diária de 20g de chocolate que tenha, no mínimo, 70% de cacau.  Além de mais saudável, a versão com mais cacau relaxa as artérias e ajuda a circulação para uma pele melhor”, afirma a Dra. Thais.

Salmão

Peixes como o salmão e a sardinha possuem grande quantidade de ômega-3, substância anti-inflamatória que ajuda a regular a oleosidade e a prevenir o aparecimento de acne e vermelhidão na pele.
“O salmão é ótimo no combate ao câncer de pele também, pois, além de do ômega-3, que atua na proteção contra os efeitos dos raios ultravioleta, o peixe tem grande quantidade de vitamina C e D, nutrientes que combatem o crescimento desordenado de células cancerígenas”, destaca a médica.
O recomendado é que se consuma 100g de salmão de duas a três vezes por semana.

Soja

A ingestão de soja é essencial para manter a pele hidratada, pois combate o ressecamento e controla a oleosidade, sendo assim ideal para todos os tipos de pele.
Além disso, a soja é uma ótima fonte de Isoflavona, substância conhecida por manter a firmeza e melhorar a elasticidade da pele.
O ideal é consumir uma colher de sopa de soja todos os dias.

Cenoura 

As cenouras são especialmente boas para diminuir as manchas, pois são ricas em Vitamina A.
Este nutriente evita o excesso de produção de células na camada exterior da pele, além de diminuir as chances de desenvolvimento de câncer de pele.
“A cenoura é ainda uma ótima fonte de ácido lipóico, que revitaliza a pele do rosto e ainda ajuda a turbinar o bronzeado. Para garantir estes efeitos benéficos, recomendo o consumo de uma cenoura média por dia”, completa.
(Visitado 32 vezes, 1 visitas hoje)